O ano está chegando ao fim e o setor de varejo já se prepara para atender às demandas e às tendências tecnológicas de 2023. De acordo com especialistas, o pioneirismo, a otimização e a escala devem continuar na pauta de quem deseja crescer de forma sustentável.
Por outro lado, é preciso olhar com atenção para a jornada de compra mais eficiente e apostar, cada vez mais, em soluções inteligentes e híbridas.
A omnicanalidade, aliás, é uma das grandes apostas para 2023, uma vez que nos últimos anos o comportamento dos consumidores vem mudando a passos largos.
Nesse cenário, enquanto muitas empresas estão consolidadas no ambiente on-line, um levantamento da consultoria Opinion Box revelou que 84% dos consumidores preferem uma experiência de compra capaz de integrar o ambiente físico e virtual.
A jornada de compra híbrida, que pode ir do on para o off e vice-versa diversas vezes, reforça a importância do investimento em soluções e serviços que permitam uma integração entre os diversos canais de relacionamento e vendas da marca com o público.
A tendência certamente veio para ficar e reflete, em grande parte, o poder de compra e o acesso à informação em questão de segundos.
Por que o setor de varejo deve investir na jornada de compra híbrida?
Com o advento da pandemia, o conceito de híbrido ganhou mais expressividade. Os compromissos presenciais passaram a ser realizados de forma remota, com idas mais espaçadas aos escritórios, consultórios médicos e, por que não, lojas.
Antes, as empresas do setor de varejo podiam escolher entre estar ou não no digital; hoje, a presença é obrigatória para quem deseja perenizar o negócio e alcançar o sucesso. Mas, mais do que isso: é preciso garantir uma integração entre os canais físicos e virtuais.
Afinal, em um mundo onde a revolução tecnológica permite o amplo acesso à informação, o consumidor tem a possibilidade de escolher a melhor maneira de realizar suas compras, sejam produtos ou serviços.
Embora o conceito omnichannel seja uma tendência no setor de varejo, a convergência de informações não é uma tarefa simples. É preciso contar com bons parceiros tecnológicos para melhorar os sistemas de atendimento, validação de pagamentos, entregas e devoluções, por exemplo.
Outra tendência que a conectividade traz está relacionada ao relacionamento profundo com o cliente e a capacidade de expansão do customer experience. A personalização do atendimento, aliás, integra a lista de tendências para 2023, com foco no uso da inteligência artificial.
A capacidade de identificar as preferências de cada um dos usuários, tornando as experiências únicas, deve trazer ganhos para as empresas e aumentar o engajamento em sites ou aplicativos, até mesmo nas lojas físicas.
Por fim, à medida que a tecnologia avança, o setor de varejo precisa se manter atento e acompanhar as novidades para garantir valor comercial e maior engajamento. Para isso, contar com um parceiro especializado em soluções eficazes para integração de sistemas, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações e muito mais, torna-se essencial. Quer saber mais? Conheça a Innovatium!
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