Garantir a satisfação do cliente é um desafio diário para qualquer negócio. Agora mais do que nunca. O dinamismo do mercado e a mudança de hábito e perfil dos consumidores fez com que a experiência personalizada e excelência no atendimento se tornassem tão importantes quanto a entrega de serviços ou produtos em si.
Pelo menos é o que afirma o levantamento State of the Connected Customer, divulgado pela Salesforce, que revelou que, para 95% dos brasileiros, a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto suas soluções.
Não à toa, é cada vez maior o número de empresas que têm observado o comportamento dos consumidores e adotado estratégias de negócios inteligentes e focadas em um serviço mais ágil, consciente e exclusivo.
Como melhorar a satisfação do cliente?
Com o avanço da tecnologia, mensurar e manter a satisfação do cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, de um lado, temos o omnichannel se firmando como uma tendência; do outro, o número avassalador de dados gerados diariamente.
E é justamente nesse cenário que a integração de sistemas se destaca como uma grande aliada. A ferramenta otimiza os fluxos e trabalho das equipes de um modo geral.
Na prática, essa integração permite automatizar soluções e softwares, garantindo uma coleta, processamento e análise de dados mais assertivas. Além, é claro, de facilitar a interação entre equipes e diferentes plataformas.
Neste caso, há um ganho extra para quem trabalha no omnichannel, por exemplo, que pode utilizar a tecnologia a seu favor para agilizar o processo de pagamento e entrega ou, ainda, garantir a boa comunicação entre o setor de vendas e estoque ou logística, tudo de forma simples e automatizada.
Ou seja, além de eliminar etapas operacionais, a integração de sistemas contribui também para a redução de custos, melhoria da qualidade dos serviços prestados e aumento dos lucros do negócio.
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Assim, é correto afirmar que a ferramenta impacta positivamente todas as áreas de um negócio, refletindo diretamente no atendimento e na satisfação do cliente.
Afinal, quanto mais estruturadas forem as estratégias e os processos, maior a chance de garantir uma entrega segura, com a agilidade, eficiência e qualidade exigida pelo mercado – ou que superem as expectativas.
Em outras palavras, é uma tecnologia necessária e uma das maiores aliadas de quem deseja garantir a satisfação do cliente e, de quebra, garantir o sucesso dos negócios.
Como funciona a integração de sistemas?
Já vimos que a integração de sistemas ajuda a manter a satisfação dos clientes por meio da criação de rotinas mais inteligentes e estratégias conjuntas e assertivas. Mas, como isso funciona na prática?
De um modo geral, a ferramenta tem como objetivo unificar softwares diferentes e possibilitar que as informações estejam sempre disponíveis em todos os sistemas. Evitando, assim, plataformas terceiras e/ou descentralizadas.
No entanto, é importante notar que o conceito de integração de sistemas é amplo e inclui uma série de elementos: arquitetura de informação, inteligência de dados e outras tecnologias. Por isso, deve ser implementada por uma equipe especializada, capaz de fazer uma análise de oportunidades, gaps e riscos.
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