Vamos conversar sobre segurança de API?

Nos últimos anos, o número de empresas que passaram a utilizar soluções tecnológicas para escalar os negócios cresceu, assim como a preocupação em torno da segurança de API. Uma vez que a interface de programação de aplicativos permite a interação completa entre sistemas e softwares, é importante trabalhar para reduzir os impactos e garantir a integridade da corporação.

Afinal, assim como acontece com aplicativos, redes e servidores, as APIs estão sujeitas a ataques e, neste caso, os riscos e ameaças interferem de diferentes formas nos negócios da empresa e dos clientes.

A preocupação com a segurança de API, aliás, é legítima. Um estudo realizado pela Akamai Technologies revelou que, em 2022, os ataques a aplicações web e APIs cresceram 137%, em comparação com o mesmo período analisado em 2021.

 

Importância dos APIs para os negócios

Com o avanço da tecnologia, o uso de sistemas que garantam a integração e interconectividade entre softwares e plataformas é cada vez mais necessário. E é justamente nesse cenário – e para suprir uma demanda crescente –, que entram os APIs.

Do inglês Application Programming Interface ou interface de programação de aplicação, em tradução livre, os APIs podem ser definidos como um conjunto de normas que trabalham para garantir uma interface mais ágil, simples e segura.

Ou seja, permite a troca de informações entre os sistemas por meio de padrões e protocolos, a fim de facilitar a comunicação entre o usuário e o software. A interface também possibilita a criação de aplicativos, programas e plataformas diversas que conversam entre si.

Na prática, a função de uma API é justamente facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de garantir a criação de um padrão ou protocolos, sem que exista a necessidade de criar códigos personalizados para cada função.

Menos burocracia e mais agilidade que prometem transformar o universo digital, facilitando a navegabilidade, o acesso e o envio de informações, além de ganhos na produtividade. Uma vez que é possível automatizar os processos comerciais, esse tipo de solução permite a redução de custos e a otimização da experiência do cliente.

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Cuidados com a segurança de API

Como são capazes de integrar os dados, as APIs também desempenham um papel fundamental quando o assunto é segurança. Isso porque permitem bloquear acesso e permissões.

Por outro lado, o sistema pode ficar vulnerável quando as medidas corretas não são tomadas. Isto é, quando os certificados não são validados corretamente ou quando há brechas no sistema.

A vulnerabilidade, aliás, tende a ser explorada pelos hackers, que conseguem interceptar os dados dos usuários ou fazer alterações no sistema. Um grande problema especialmente quando falamos de informações financeiras ou sigilo médico.

A boa notícia é que é possível evitar o vazamento de dados e manter um ambiente confiável. Além de políticas de autenticação e autorização, contar com um parceiro especializado para esclarecer as dúvidas e traçar os melhores caminhos para aumentar a segurança de API é essencial.

Da mesma forma, algumas boas práticas também podem ajudar a fortalecer os sistemas, tais como:

  • Aposte no uso de tokens para controlar o acesso a serviços e recursos.
  • Adote criptografia de dados e exija o uso de assinaturas para garantir que apenas os usuários certos possam modificar ou ter acesso aos dados.
  • Monitore os componentes de sistema operacional, rede, drivers e APIs de forma contínua, a fim de identificar falhas no sistema e rastrear os vazamentos de dados.
  • Crie regras de limitação para evitar ataques.

Estes são apenas alguns exemplos de práticas que podem ajudar a aumentar a segurança de API. Mas é possível ir além e estabelecer políticas mais rígidas, de acordo com a necessidade e o negócio.

Com soluções personalizadas para suas necessidades, a Innovatium é a parceria ideal para quem precisa identificar as falhas e adotar medidas de segurança mais eficientes. Entre em contato!

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Sobre a Innovatium

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São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

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