O Smart Data Fabrics veio para revolucionar o mercado de tecnologia, que já é dinâmico e inovador por si só. A nova abordagem arquitetônica promete ganhos na eficiência e no gerenciamento de dados e riscos, além da oferta de serviços de alto valor para clientes e empresas.
Para especialistas, este conceito pode ser uma solução para que pequenas, médias e grandes empresas tanto procuravam para minimizar problemas de captação e gestão de informações no dia a dia.
O termo tem ganhado cada vez mais destaque por um motivo plausível. Com cada vez mais dados abertos, complexos e disponíveis, gerenciar tudo o que compartilhado de forma segura eficaz tem se tornado um processo difícil – e que deixou de ser um diferencial competitivo.
É nesse cenário que o Smart Data Fabrics se destaca. O conceito vem para mudar essa realidade, oferecendo uma visão consistente, integrada e em tempo real dos ativos de dados.
Em outras palavras, permite identificar, acelerar e simplificar o acesso às informações em toda a empresa, facilitando a tomada de decisões e melhorando as experiências dos clientes e negócios.
O que é Smart Data Fabrics?
Data Fabric pode ser definido como uma arquitetura que simplifica o acesso a ativos de dados. Ou seja, permite acessar, transformar e integrar os dados de várias fontes, tornando-os utilizáveis e mais eficientes.
O Smart Data Fabrics, por sua vez, vai além, uma vez que incorpora, também, uma ampla gama de recursos de análise. Da exploração de dados e business intelligence ao processamento de linguagens e softwares, a ferramenta reúne, em um único lugar, todas as informações necessárias para que as empresas potencializem seus serviços e valor de negócio.
Mas, como fazer isso?
LEIA MAIS: Business Process Orchestration: sua empresa adota esta prática?
Como implementar a Smart Data Fabrics na empresa?
O grande diferencial da ferramenta é que ela reaproveita banco de dados ou data warehouses e data lakes. Ou seja, estratégias de consolidação de dados adotadas anteriormente pela empresa continuam sendo importantes para o negócio e não há perda financeira nesse sentido – como acontece com outros sistemas.
Na prática, o Smart Data Fabrics cria uma integração entre os dados, onde quer que estejam, sem que seja preciso levá-los para uma base central. Além disso, é possível processar qualquer tipo de informação – estruturada ou não – como voz, áudio, vídeo, texto, foto, documento, entre outros.
A arquitetura independente permite ainda interpretar a linguagem e automatizar a governança e o consumo de dados, dando insumos para que as empresas possam utilizar as informações para eliminar os gargalos e maximizar seus ganhos. É preciso, no entanto, que as ferramentas conversem.
Para isso, a solução é contar com uma equipe especializada, com um conhecimento amplo no armazenamento de informações e integração de sistemas, como a Innovatium.
Ainda não está convencido? Esta é uma tendência que veio para ficar. Para especialistas, a agilidade no gerenciamento de dados se tornou essencial e deve ser uma prioridade para quem deseja se destacar no mercado.
Portanto, para promover um ambiente cada vez mais diversificado, minimizar erros e reduzir custos, é preciso ir além das práticas tradicionais de gerenciamento de dados e apostar na inteligência artificial e nos conceitos de Smart Data Fabrics.
LEIA TAMBÉM: O que é data lake e como aplicá-lo no setor de saúde?
Sobre a Innovatium
Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.
São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.
Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.