Business Process Orchestration: sua empresa adota esta prática?

bpo

O surgimento de novas metodologias que prometem mais agilidade e inovação para os negócios, como é o caso do Business Process Orchestration, mostra que a tecnologia tem desempenhado um papel importante nas empresas nos últimos anos, especialmente neste cenário pós-pandêmico.

Essencial para quem deseja se manter competitivo e eficiente, a prática tem sido difundida no mercado como uma alternativa inteligente para atender às demandas dos clientes que buscam padrões cada vez mais elevados para serviços e produtos.

 

O que é Business Process Orchestration?

Relativamente novo, o termo Business Process Orchestration tem ganhado cada vez mais adeptos como uma metodologia que prevê a coordenação, sincronização e monitoramento de vários fluxos de trabalho em uma organização de forma automatizada.

O nome, aliás, remete à uma orquestra na qual os músicos precisam trabalhar em sintonia para que a melodia progrida e alcance o resultado desejado. E é justamente esse o objetivo-fim do Business Process Orchestration.

Ao padronizar os processos, é possível reduzir tempo e dinheiro gastos na conclusão das tarefas, uma vez que o objetivo é que eles funcionem perfeitamente, sem problemas ou intercorrências.

LEIA MAIS: Como a integração de sistemas pode ajudar sua empresa a crescer 

 

Diferença entre Business Process Orchestration e automação

Se em um primeiro momento o conceito de Business Process Orchestration soa familiar e se assemelha à automação, na prática a metodologia vai além. A principal diferença entre eles é, justamente, a abordagem holística de lidar com processos conectáveis. 

Ou seja, ao invés de trabalhar para reduzir o tempo gasto em determinadas tarefas ou departamentos, a orquestração de processos (em livre tradução), prevê a implementação de uma estratégia mais completa. 

Isso leva à uma visão macro do negócio e dos fluxos de trabalho, que permite a colaboração e uma melhor comunicação entre diferentes equipes, promovendo melhorias em processos individuais (ou como eles se conectam). 

Para tanto, é essencial contar com sistemas e plataformas que permitam integrar todos os softwares ou aplicativos utilizados em diferentes equipes, de acordo com suas necessidades. 

Com os fluxos reunidos em um único lugar, é possível padronizá-los e, consequentemente, evitar erros e outros problemas, otimizando os processos e tornando-os mais eficientes, escaláveis e previsíveis. 

 

Por que investir em Business Process Orchestration?

A padronização de processos é essencial para quem deseja otimizar suas operações e obter vários benefícios. Aliás, existem muitas razões que podem levar as empresas a se interessarem pela orquestração de processos, dentre elas:

  • Maior eficiência no compartilhamento de informações: com os modelos de trabalho remotos e híbridos, a segurança das informações e redução de falhas na comunicação podem ser essenciais para a tomada de decisões mais precisas.
  • Agilidade nos processos com foco no cliente: o mercado mudou e o perfil dos clientes também, fazendo com que as empresas apostem cada vez mais em tecnologias que ajudem a acelerar os fluxos e evitar gargalos que podem atrapalhar a jornada do cliente.
  • Otimização da automação existente: um processo bem planejado permite economizar dinheiro e tempo – além de garantir ganhos na produtividade.
  • Maior competitividade: até 2022, 70% das empresas farão uso acelerado de tecnologias digitais, o que significa que apostar em sistemas e metodologias ágeis, como a Business Process Orchestration, pode ser crucial para se manter competitivo.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, que tal conversar com um de nossos especialistas?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

innovatium – todos os direitos reservados