Não é de hoje que a computação em nuvem vem transformando o mercado. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1997 pelo professor de sistemas de informação, Ramnath Chellappa. Desde então, empresas de todo o mundo têm apostado na tecnologia para alavancar seus negócios.
Do inglês cloud computing, o termo é amplamente usado para nomear os diferentes serviços relacionados ao TI, como SaaS, PaaS, CaaS e IaaS, que otimizam recursos e tornam os processos mais seguros e ágeis.
Uso da computação em nuvem como estratégia
Conceitualmente, a computação na nuvem nada mais é do que uma tecnologia que permite o uso de programas e serviços em um ambiente virtual. Quando utilizado de forma estratégica, o recurso traz uma série de ganhos para a estrutura de TI de qualquer empresa.
Do armazenamento de backups até a execução de sistemas, a tecnologia oferece mais:
- Flexibilidade;
- Eficiência;
- Segurança;
- Escalabilidade; e
- Redução de custos.
Nos últimos anos, temos vivenciado um aumento considerável no volume de informações trocadas diariamente, tornando a computação em nuvem um elemento-chave para as operações de diferentes negócios, em todos os segmentos.
Não à toa, cada vez mais empresas têm adotado a tecnologia como estratégia. Dados da IDG revelam que as empresas estão apostando em soluções cada vez mais focadas em cloud computing e que 59% dos entrevistados tem intenção de migrar grande parte para a nuvem.
Ou seja, para quem deseja alavancar os negócios, operar nesse modelo é indispensável. Mas, afinal, quais são os melhores modelos de serviço de computação em nuvem?
LEIA MAIS: Por que um serviço de consultoria de TI agrega valor para a sua empresa?
Por dentro dos principais serviços de cloud computing
Quando falamos em computação em nuvem, é importante reforçar que existem alguns modelos e serviços diferentes disponíveis no mercado. Cada um deles, obviamente, possui características e aplicações próprias. Saiba mais abaixo.
Vamos explicar o que são alguns serviços disponíveis em nuvem (IaaS, PaaS, SaaS e CaaS) e como as empresas podem utilizá-las no dia a dia.
Infrastructure as a Service (IaaS)
Popularmente conhecido pela sua sigla, o IaaS (Infraestrutura como Serviço, em português) consiste na oferta de infraestrutura computacional – ou seja, servidores e data centers – dentro da nuvem, garantindo a escalabilidade para redução de custos.
Dessa forma, em vez de comprar servidores e sistemas físicos, basta adquirir um serviço virtual, que oferece capacidade quase ilimitada de acesso a recursos de rede, armazenamento, processamento, entre outros.
Além de eliminar a necessidade de infraestrutura física, o IaaS oferece às empresas mais flexibilidade e mais disponibilidade, uma vez que os serviços são executados em tempo real numa infraestrutura escalável.
Platform as a Service (PaaS)
Seguindo a mesma linha, o Platform as a Service (PaaS) consiste em uma plataforma que oferece infraestrutura completa, com servidores, rede e recursos de storage. Ou seja, um ambiente pronto para ser utilizado em testes, implementações e outras atividades.
A facilidade para o desenvolvimento de aplicações, que deixa de lado a complexidade de aquisição, gerenciamento de hardware e licenças de softwares, coloca a tecnologia em destaque. Afinal, basta pagar pelo serviço para ter acesso a tudo o que a empresa precisa em termos de infraestrutura e aplicações.
Software as a Service (SaaS)
Não dá para falar em computação em nuvem sem mencionar o SaaS, um dos serviços mais populares nesse cenário.
O Software as a Service oferece softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Ou seja, também não exige instalação e manutenção de hardwares ou softwares, bastando uma conexão com a internet.
O serviço é versátil e atende aos mais diversos tipos de negócios. O provedor SaaS cuida de tudo aquilo que estiver associado à criação e operação do software, segregando os dados do usuário, com segurança – similar ao que acontece quando utilizamos um caixa eletrônico.
Containers como serviço (CaaS)
O CaaS, por sua vez, consiste em um serviço de computação em nuvem que ajuda a gerenciar e implantar aplicações com base em containers.
O modelo, que pode ser implantado on-premises ou na nuvem, é ideal principalmente para que os desenvolvedores possam criar aplicações em containers de um jeito mais seguro e flexível. Isso porque, o CaaS cria ambientes para acelerar o desenvolvimento e a entrega de aplicações nativas em nuvem, de modo que elas possam ser executadas em qualquer ambiente.
Quer saber mais sobre as aplicações? A Innovatium pode lhe ajudar! A empresa oferece serviços e soluções que prometem auxiliar e otimizar as operações da melhor maneira, de acordo com as especificidades do mercado.
LEIA TAMBÉM: Network as a Service (Naas): quais as vantagens para a sua empresa?
Sobre a Innovatium
Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.
São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.
Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.