Network as a Service (Naas): quais as vantagens para a sua empresa?

naas-tecnologia-cloud

Do inglês Network as a Service, a sigla NaaS representa uma transformação nas relações entre provedores, empresas e consumidores, atendendo, também, à tendência dos serviços a pedido.

Afinal, não é de hoje que o conceito as-a-service faz parte do dia a dia de empresas de todo o mundo. O termo, aliás, acompanhou a movimentação do mercado, tornando-se essencial quando as organizações começaram a adotar, de fato, a computação em nuvem e modelo de capacidade baseada no consumo. 

 

O que é o NaaS?

A NaaS nada mais é do que uma rede de serviço, em tradução livre, que visa oferecer uma solução global de infraestrutura de rede e serviços associados mediante uma assinatura.

Em outras palavras, a tecnologia prevê o escalonamento das redes e otimização dos recursos, uma vez que as empresas não precisarão mais investir em equipamentos de rede complexos e que tendem a se desvalorizar rapidamente. 

Basta terceirizar essa tarefa para um prestador de serviços especializado em projetar a arquitetura de rede, que será responsável, também, pela instalação e suporte 24 horas por dia.

Dessa forma, além de ter acesso a uma rede de última geração, que atende todos os padrões globais de mercado, a empresa consegue prever custos e aumentar sua produtividade, ao mesmo tempo em que monitora em tempo real seu desempenho tecnológico.

O que antes parecia impossível, se tornou uma solução importante para quem deseja alavancar os negócios e focar os investimentos e conhecimentos em seu core business. 

LEIA MAIS: Edge computing: como sua empresa pode fazer bom uso desta tecnologia 

 

Vantagens práticas do serviço

Na prática, o grande benefício da NaaS é, justamente, o fato de que o empresário só paga pelo que consome. Mas as vantagens de adotar esse tipo de serviço vão muito além.

É possível, por exemplo, personalizar o serviço, aumentando e reduzindo sua capacidade de rede a qualquer momento, conforme seu desempenho no mercado. 

Por fim, a NaaS integra tecnologias importantes que permitem o monitoramento em tempo real e o gerenciamento automático de alertas e/ou a detecção de ameaças. Com isso, embora exista uma terceirização dos serviços, é possível manter a qualidade dos serviços prestados, a boa experiência de usuário e a taxa de disponibilidade. 

 

Vale a pena investir em NaaS?

Estar conectado às tendências de mercado é essencial para quem deseja crescer de forma sustentável e atender aos padrões globais de qualidade e serviço. Mas, investir em NaaS é particularmente importante, porque este tipo de solução deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Como uma tecnologia inovadora e que veio para atender às mais diversas necessidades das empresas, a solução acompanha uma outra tendência do mercado: o aumento da procura pela tecnologia cloud.

O armazenamento em nuvem e os dados gerados por diversas plataformas digitais são, ainda, um desafio para empresas de todos os portes e o NaaS pode ajudar neste processo, por meio da integração dos sistemas e de uma série de recursos de rede. Afinal, a tecnologia pode, facilmente, ser implementada na infraestrutura da nuvem e, portanto, reduzir a complexidade da rede e os custos de gerenciamento.

Há, ainda, um outro fator decisivo e que coloca a solução nos holofotes. Nos últimos anos temos vivenciado a adoção generalizada de tecnologias de virtualização de rede, como a rede definida por software (SDN) e a virtualização das funções de rede (NFV), que fornecem uma plataforma para a NaaS e permitem vender virtualmente serviços de rede aos clientes mediante uma assinatura.

Ou seja, tudo caminha para que a solução não seja apenas mais uma tecnologia empregada, mas, sim, um serviço que promete solucionar grande parte dos impasses do mercado.

LEIA TAMBÉM: Como escolher a melhor solução digital para a sua empresa

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

innovatium – todos os direitos reservados