Você sabe o que é Tecnologia para Negócios?

tecnologia-para-negocios-TN

Com o passar dos anos e a necessidade constante de novos serviços, surge um novo conceito: a tecnologia para negócios, ou TN. A área de TI se tornou estratégica para todo o mercado, sendo a base de soluções capazes de tornar os processos mais eficientes. 

Embora o termo Tecnologia para Negócios seja relativamente novo, ele já tem ganhado relevância em diversos segmentos. Por isso, se você ainda não ouviu falar sobre este assunto, está na hora de se familiarizar! 

 

O que é a tecnologia para negócios?

Não é segredo para ninguém que a inovação e a tecnologia caminham lado a lado, ajudando a tornar os processos e as tomadas de decisões mais assertivas. Aliás, atualmente, é quase inexistente a possibilidade de começar um negócio sem suporte tecnológico.

E é aí que surge a tecnologia para negócios. O termo vem, justamente, para coroar essa nova era do mercado, na qual as empresas enxergam a tecnologia como parte de seu DNA. 

Isto é, negócios que são criados com base nas tecnologias e não o contrário. Bons exemplos de empresas e startups que nasceram com este princípio são: QuintoAndar, Uber, Airbnb, iFood, entre outros. 

Pioneiros em seus segmentos, eles aproveitaram a tecnologia já disponível no mercado para impulsionar e criar seus negócios do zero, atendendo uma demanda que nem sabíamos que existia.

Mas não são apenas deliveries, plataformas de aluguel ou serviços de caronas que podem aproveitar a tecnologia para negócios. Qualquer empresa pode nascer com este propósito, desde que utilize a tecnologia como ponto de partida.

LEIA MAIS: A importância da análise de dados para o crescimento dos negócios

 

Tendências e tecnologias aplicadas ao negócio

A tecnologia traz inúmeras possibilidades para os negócios, permitindo explorar recursos que até então não eram acessíveis. Com a evolução do mercado, novas tendências têm surgido para facilitar a vida das pessoas – e impulsionar os negócios, é claro.

Para os próximos anos, espera-se que novas empresas sejam criadas, fazendo jus ao conceito de tecnologia para negócios. Dentre as ferramentas e sistemas que prometem revolucionar o mercado, encontram-se algumas já existentes, como:

  • Chatbots;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Inteligência Artificial.

Esta é uma evolução natural e é importante estar preparado para isso. Mas, como?

Há diferentes formas de se preparar para o futuro. Contar com o apoio de uma consultoria especializada em TI para desmistificar o mercado é uma delas. 

Um profissional qualificado, capaz de prover soluções eficazes para integração de sistemas, por exemplo, pode ser essencial para acompanhar as movimentações da concorrência e de outros setores. 

No entanto, os serviços de consultoria em tecnologia da informação vão além e contemplam, também, ações relacionadas à interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, outsourcing, sustentação, entre outros fatores que podem contribuir para que a empresa se destaque no mercado.

LEIA TAMBÉM: Quando é necessário investir em BPO na área de TI?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

innovatium – todos os direitos reservados