Qual o papel da Internet das Coisas dentro das organizações?

internet das coisas digital

A Internet das Coisas está mudando a forma como as empresas se relacionam com a tecnologia. Com dispositivos que coletam, armazenam e transferem dados de forma integrada, o conceito tem sido amplamente difundido no mercado e utilizado para monitorar processos internos.

Tudo isso sem falar na possibilidade de receber novos insights, aumentar a eficiência e otimizar os recursos, permitindo que as empresas tomem decisões mais embasadas ao mesmo tempo em que vejam ganhos de lucratividade.

 

O que é Internet das Coisas?

Do inglês IoT, que significa Internet of Things, o conceito de Internet das Coisas se popularizou nos últimos anos. Como o próprio nome sugere, o termo é usado para designar objetos e equipamentos capazes de se conectarem à internet e interagir com outros dispositivos.

Isto é: basicamente tudo o que experimentamos e utilizamos na atualidade, de aspiradores de pó a carros e torradeiras.

De um modo geral, as soluções de IoT são capazes de coletar dados dos seus usuários e compartilhá-los com as outras máquinas, criando uma ampla rede de informações que pode ajudar a identificar gaps e vantagens competitivas.

 

Como o IoT impacta no dia a dia dos negócios?

Utilizada para automatizar rotinas e otimizar processos e controles internos, a Internet das Coisas tem um fator-chave que a coloca em posição de destaque em relação às outras tecnologias: ela consegue influenciar diferentes empresas em vários cenários. Mas, por quê?

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, é inegável que todos os aspectos de nossas vidas agora geram dados, não é mesmo?

Uma vez que estamos conectados às coisas e às pessoas de forma quase que inconsciente, diferentes informações são coletadas diariamente.

Isso significa que elas podem ser utilizadas em sistemas analíticos e de inteligência artificial, permitindo que empresas de todos os portes e nichos identifiquem padrões de uso, consumo ou comportamento, bem como obtenham dados relevantes sobre produtividade, saúde e segurança, por exemplo.

Com os dados em mãos, é possível:

  • Ter insights de negócios;
  • Aprimorar a experiência do cliente;
  • Reduzir custos e tempo de inatividade;
  • Otimizar eficiência e produtividade;
  • Criar modelos de negócios

É importante notar, no entanto, que, apesar de os dados adquiridos geralmente terem valor em si, é preciso contar com softwares e plataformas de alta tecnologia para analisá-los e transformá-los em ações efetivamente.

Outro ponto inegável é que a Internet das Coisas é um dos carros-chefes da transformação digital mundial. Com o objetivo de ajudar a direcionar recursos e evitar riscos, ela traz benefícios para todos e confere a analistas e gestores uma quantidade muito maior de dados sobre trabalhadores, clientes e consumidores e vice-versa.

LEIA MAIS: Quando é a hora de investir em uma customização de software?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR

innovatium – todos os direitos reservados