O papel da tecnologia na excelência dos exames médicos

exames-medicos-TI-na-saúde

Não é de hoje que a tecnologia avança e ganha espaço na medicina, especialmente no que se refere aos diagnósticos e exames médicos. Na busca pela eficiência e métodos cada vez mais complexos – e completos –, que orientem médicos de todas as especialidades de forma precisa, as duas ciências caminham lado a lado. 

De equipamentos, softwares e soluções que ajudam a diagnosticar pacientes até aqueles que otimizam a gestão da saúde como um todo, integrando histórico, resultados de exames, pedidos médicos e receitas, a inovação tem se tornado peça-chave dentro da medicina diagnóstica.

 

Importância da tecnologia na realização de exames médicos

Nos últimos anos, temos vivenciado uma verdadeira revolução tecnológica em todo o mundo. Na área de saúde não poderia ser diferente.

Com exames médicos cada vez mais precisos e eficientes, novos métodos surgem diariamente para dar mais agilidade aos processos e melhorar o nível de detalhamento e sensibilidade dos resultados. 

Além disso, temos vivenciado uma busca constante pelo desenvolvimento de aparelhos cada vez mais rápidos e menos invasivos – com menos exposição à radiação, por exemplo. Não à toa, o raio-x, por exemplo, é comumente substituído por outros métodos tão funcionais quanto, como ultrassom, tomografia computadorizada, cintilografia e ressonância magnética.

Outra possibilidade trazida pela tecnologia no que se refere aos exames médicos é a facilidade na detecção de lesões cada vez menores ou antes mesmo que elas surjam, ao menor sinal de problemas. 

 

Principais tecnologias aplicadas a exames médicos

O Brasil é um dos países que mais investe em inovação e tecnologia no mundo. Na área da saúde, o uso de Inteligência Artificial (IA), telemedicina, Internet das Coisas (IoT) e 5G são uma tendência já em andamento.

O mesmo cenário vale para a automação de processos e de fluxos laboratoriais, bem como o uso de assistentes virtuais e assistentes por voz, que já são uma realidade e assumem um papel cada vez mais crucial na medicina. 

Mas isso não é necessariamente uma surpresa, uma vez que a tecnologia aplicada à área da saúde visa, justamente, agilizar a entrega de exames médicos, otimizar a estratégia de diagnósticos e solução de problemas, garantindo maior precisão das análises e agilidade no início dos tratamentos.

De alguns anos para cá a meta tem sido encontrar um parceiro que atenda às necessidades e demandas desse mercado que está em constante evolução. A boa notícia é que a Innovatium pode auxiliar neste processo. Encontrar soluções simples para problemas complexos faz parte do objetivo da empresa, que desenvolve projetos e aplicações para todos os mercados.

LEIA MAIS: Como uma consultoria de TI pode melhorar os resultados do seu negócio

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

innovatium – todos os direitos reservados