Cloud computing: por que essa tecnologia se tornou essencial nas empresas?

cloud-computing-computação-em-nuvem

O cloud computing revolucionou a forma como as pessoas trabalham, lidam com os dados e/ou acessam arquivos. Também conhecida como computação em nuvem, a tecnologia não é nova, mas tem sido cada vez mais explorada por empresas que desejam aliar produtividade à inovação, eficiência, competitividade e segurança. 

O termo, aliás, já é velho conhecido de quem utiliza a internet diariamente e permite disponibilizar diversas soluções – como armazenamento, ferramentas e softwares inteligentes – por meio da web.

Sim, totalmente online. Os serviços são oferecidos por meio de uma nuvem, que, além de garantir maior liberdade, segurança e agilidade no dia a dia, permite que os arquivos sejam acessados de onde quer que você esteja.

Entenda por que a tecnologia se tornou tão essencial nas empresas.

 

Por que investir em cloud computing?

Smartphones, computadores, tablets e ferramentas cada vez mais integradas são uma realidade para grande parte da população. Para as pessoas físicas, a tecnologia possibilita estar perto de quem se ama – mesmo que a quilômetros de distância; e para as empresas, o uso da inovação é essencial para manter o avanço sustentável e a perenidade dos negócios.

Mas, manter os sistemas em pleno funcionamento nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, hoje em dia os dados vêm das mais diversas fontes e, portanto, reunir todas as informações em um único local pode ser difícil. 

Mais do que isso, as empresas precisam, também, proteger o negócio de crimes e ataques cibernéticos, que estão cada vez mais sofisticados e presentes em nosso dia a dia. 

Daí a importância do cloud computing. Segura e bastante eficaz, a infraestrutura de TI na nuvem permite alocar os dados em servidores diferentes e locais com sistemas avançados de segurança. Além de evitar o acesso de hackers, o sistema permite que as pessoas acessem seus arquivos à distância e realizem sua tarefa de onde quer que estejam.

Muito mais eficiência para quem deseja seguir essa nova tendência do mercado, que aposta cada vez mais no trabalho remoto como parte da sua estratégia de sucesso.

LEIA MAIS: Home office: como manter seu negócio funcionando à 

E por falar em tendência, a computação em nuvem também tem atraído olhares curiosos de empresas que buscam estar em dia com o ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês). 

Isso porque, um estudo realizado pela Accenture revelou que a aposta no cloud computing reduzirá a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. 

 

Tipos de serviços baseados em cloud computing

É inegável o poder do cloud computing no nosso dia a dia. Seja para uso pessoal ou corporativo, a computação em nuvem mudou a forma como nos relacionamos com a internet e os dados.

Mas, para aproveitar todas as facilidades oferecidas por esta tecnologia e, de fato, se destacar no mercado, garantindo a continuidade dos serviços mesmo em momentos de crise, é essencial contar com uma infraestrutura de ponta. 

Somente dessa forma é possível armazenar os dados de forma segura e, consequentemente, gerar relatórios de dados completos que possam guiar a tomada de decisões.

E isso inclui conhecer os principais tipos de soluções de cloud computing disponíveis atualmente no mercado:

  • SaaS (Software como Serviço): sistema de nuvem que disponibiliza um software que o cliente pode acessar – tais como Facebook, WhatsApp, Skype, softwares de gerenciamento (ERPs), calendários online, entre outros.
  • PaaS (Plataforma como Serviço): soluções de desenvolvimento que disponibiliza ferramentas para desenvolver ou modificar softwares, aplicativos, sistemas operacionais, bancos de dados e muito mais.
  • IaaS (Infraestrutura como Serviço): aluguel de recursos de armazenamento e processamento da nuvem para que o cliente utilize o espaço disponível como bem entender. 

Com grande apelo estratégico, a computação na nuvem é quase que uma obrigatoriedade para quem deseja expandir o negócio. Por isso, queremos saber: sua empresa já conta com um sistema de cloud computing? Clique aqui e entre em contato com nosso time para conhecer as soluções da Innovatium.

LEIA TAMBÉM: Sustentação de sistemas: o que sua empresa precisa saber?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR

innovatium – todos os direitos reservados