O mercado de serviços financeiros está em constante evolução. E parte disso é graças à tecnologia, que de vantagem competitiva passou a ser uma aposta certeira e obrigatória.
Mas, para que as transformações sejam bem aproveitadas e façam diferença, é preciso ir além de serviços em meio eletrônico e contar com uma estratégia focada na segurança cibernética e experiência do cliente.
Continue a leitura e confira como a tecnologia pode ajudar instituições de serviços financeiros.
Impacto da tecnologia nos serviços financeiros
A transformação digital chegou com tudo nas instituições de serviços financeiros. Em 2020, bancos de diversos portes investiram R$ 25,7 bilhões em infraestrutura, de acordo com levantamento da Febraban. O aumento colocou o setor bancário em segundo lugar na lista dos maiores investidores em tecnologia no Brasil (14%), atrás apenas dos governos (15%).
Mas, apesar de relevantes, os dados não surpreendem. Isso porque a transformação digital já é uma realidade em bancos e instituições financeiras, que enxergam neste processo um verdadeiro mundo de possibilidades e vantagens.
Afinal, foi a tecnologia que permitiu um processamento de dados mais ágil, criação de serviços inovadores e produtos mais acessíveis. Tudo isso sem falar na possibilidade de ter serviços financeiros na internet, de qualquer lugar e a qualquer momento.
Como chegamos até aqui?
Muito embora o avanço – e o impacto – tenha sido sentido por instituições de todos os portes, foi por meio de uma empresa de pagamentos, a PayPal, que todo o processo disruptivo começou.
Em 2004, a empresa liberou um conjunto de interfaces e protocolos que permitiram que empresas e sistemas pudessem se conectar, dando início ao conceito de Open Banking.
Foi nesse cenário, inclusive, que centenas de novas startups, fintechs e aplicativos começaram a surgir. Mais concorrência e inovação em um mercado tão tradicional.
Soluções aplicadas aos serviços financeiros
Nos últimos anos a tecnologia tem evoluído para atender não apenas à crescente demanda por soluções inovadoras por parte das empresas, como também à mudança de comportamento do consumidor.
Nesse sentido, para acompanhar o avanço do mercado e garantir uma boa experiência para os usuários, as instituições de serviços financeiros têm investido em infraestrutura, tecnologia e segurança cibernética.
Para os próximos anos, a tendência é que a tecnologia esteja ainda mais presente no segmento, com soluções de inteligência artificial, analytics, entre outras que ajudem a gerir a carteira de clientes e oferecer opções cada vez mais acessíveis.
Além de se preparar para transformações positivas neste segmento, é importante contar com parceiros de negócio que ajudem a simplificar problemas, eliminar desperdícios e otimizar recursos para obter melhores resultados.
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