Do inglês Robotic Process Automation (RPA), a automação robótica de processos tem ganhado cada vez mais os holofotes no cenário mundial. A explicação para o sucesso é simples: em um mercado competitivo, onde a inovação tecnológica é um diferencial, o recurso se destaca justamente porque permite avanços importantes em relação à eficiência e à produtividade.
Ainda não entendeu? A gente explica: disponível para empresas de todos os tamanhos, a tecnologia RPA promete eliminar – ou, ao menos, reduzir – as tarefas repetitivas que tomam um grande tempo das equipes.
Na prática, a automação robótica de processos consiste em automatizar tarefas repetitivas a partir de plataformas, softwares e robôs. Com isso, além de facilitar o dia a dia dos trabalhadores, é possível aumentar a produtividade e otimizar os fluxos e processos.
Como funciona a automação robótica de processos?
Embora a tecnologia RPA utilize robôs digitais (bots) para executar tarefas repetitivas, que antes eram realizadas por pessoas, a inovação pode ser aplicada em diferentes processos e negócios.
De estruturas mais robustas ao envio automático de e-mails e monitoramento de relatórios gerenciais, é possível configurar um software robô para atuar na captação e interpretação de dados, aplicativos e processos, conforme a necessidade do negócio.
Com isso, além de eliminar fluxos desnecessários, a modalidade permite, ainda, que as empresas passem a ser mais autossuficientes, uma vez que prevê ganhos em relação a:
- Processamento de dados;
- Transações;
- Agilidade de resposta; e
- Integração de sistemas.
Vale a pena investir em RPA?
É cada vez maior o número de empresas que têm investido em automação robótica nos processos. Importante para todos os setores e tipos de negócio, a tecnologia é obrigatória para quem deseja se manter à frente da concorrência e acompanhar a transformação digital.
De quebra, esse tipo de metodologia permite eliminar ineficiências e ruídos, garantindo um atendimento ágil e preciso, melhorando a fluidez da jornada de compra.
Mas as vantagens para quem decide aderir a esse tipo de inovação vão além. Confira!
Redução de falhas e otimização dos processos
Um dos grandes benefícios da automação robótica dos processos é a redução de falhas, principalmente aquelas cometidas por humanos. Uma vez que os processos passam a ser realizados por robôs, é possível otimizar os fluxos e economizar tempo, dinheiro e esforços.
Tomada de decisão mais assertiva
Os processos automatizados permitem integrar ainda mais as etapas e áreas de uma empresa, garantindo a visão macro do negócio e maior controle sobre todas as operações e etapas decisórias. Dessa forma, é possível garantir uma tomada de decisão mais assertiva, com base em resultados palpáveis e nos riscos.
Maior qualidade na entrega
Um robô é capaz de fazer a mesma tarefa inúmeras vezes, sem qualquer desvio de padrão ou erro. Isso traz ganhos de tempo e produtividade, mas, principalmente, aumenta a qualidade dos serviços e produtos.
Deu para perceber a importância da automação robótica dos processos para seu negócio, não é mesmo? Mas, além de automatizar processos, é importante firmar boas parcerias para fazer uma implantação de sucesso. Afinal, os robôs devem ser construídos de forma inteligente para que, então, possam ajudar a empresa a obter melhores resultados.
A Innovatium pode lhe ajudar neste processo, do mapeamento do ciclo de produção como um todo à implementação dos softwares robôs e monitoramento das atividades.
Sobre a Innovatium
Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.
São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.
Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.