Como a estratégia de data driven é aplicada nas empresas

A adoção da estratégia Data Driven Decision Making (DDDM) tem sido priorizada por empresas de todos os portes, de pequenos negócios a multinacionais. Afinal, os dados são cada vez mais importantes no mercado e têm relação direta com a tomada de decisão e o planejamento estratégico de organizações de todos os segmentos.

Mas, você sabe qual é o conceito e o objetivo por trás desse termo e por que ele é tão fundamental para o crescimento das empresas?

 

O que é Data Driven Decision Making?

Do inglês Data Driven Decision Making, o DDDM surgiu como extensão da ciência de dados e se refere à tomada de decisões impulsionada pelo uso de fatos e métricas.

Isso significa usar os dados e algoritmos de forma integrada nos processos e operações, transformando-os em conhecimento e em decisões estratégicas alinhadas aos objetivos do negócio.

Dessa forma, além de explorar todo o potencial dos dados, é possível aumentar a competitividade da organização e garantir melhores resultados.

LEIA MAIS: Como a integração de sistemas pode ajudar sua empresa a crescer?

 

Como funciona o DDDM?

Com o avanço da tecnologia, a quantidade de informações coletadas é cada vez maior e mais complexa. Ao mesmo tempo, as empresas passam a ter mais dificuldade para gerenciar e analisar as informações obtidas diariamente.

Assim, para que a estratégia Data Driven Decision Making seja eficiente, deve se tornar a prática padrão da empresa, de modo que os dados estejam à disposição de todos – com a segurança necessária, é claro.

É primordial transformar a cultura e a forma como a empresa define seus planos de ação, incorporando os dados e a análise em todas as etapas de tomada de decisões. Isto é, estabelecer um objetivo claro e um planejamento para atingi-lo.

Perguntas como “quais são as métricas que serão analisadas?” ou “o que determinará o atingimento ou não desse objetivo?” podem ser essenciais durante o processo de melhoria contínua.

Também é indicado contar com ferramentas e softwares especializados na gestão de métricas, de modo a quantificar os objetivos e resultados. Com os dados em mãos, fica muito mais fácil tomar as decisões e traçar uma estratégia de crescimento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Data Drive, que tal aproveitar para conhecer a Innovatium, especialista em tecnologia e soluções criativas para negócios de todos os portes?

LEIA MAIS: Entenda a importância do monitoramento de TI

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

es_ES

innovatium – todos os direitos reservados