Nos últimos anos, empresas de todo o mundo – e de todos os portes – têm enxergado no Big Data um mecanismo de estratégia e otimização dos negócios. Um estudo realizado pela Statista prevê que, até 2022, o uso da tecnologia deve gerar uma receita de US$ 274 bilhões.
Mas, afinal, o que é Big Data e como ele pode suportar o crescimento de uma empresa?
Entendendo o conceito de Big Data
Em alta no mercado desde 2005, o termo Big Data se refere aos ativos de informações de grande volume que, se bem interpretados e analisados, oferecem uma visão mais ampla do negócio, suportando a tomada de decisões e a automação de processos.
Na prática, esse grande volume de dados pode estar relacionado a qualquer tipo de informação ou até mesmo a um assunto específico. Isso significa que diferentes tipos de dados podem compor o Big Data:
- Planilhas e tabelas de controle;
- Vídeos;
- Histórico de acessos;
- Mapas de utilização;
- Dados geográficos e muito mais.
Como funciona o Big Data?
Considerado uma vantagem competitiva, uma vez que é capaz de criar modelos de negócio, produtos e estratégias de gestão, o Big Data está disponível para todos os negócios. A forma como a empresa fará uso dessa tecnologia para compor sua estratégia é que faz diferença.
Nesse sentido, antes de tudo, é importante entender como estruturar as informações e de que forma o processo será implementado na empresa, já que deve levar em consideração sistemas, usuários, ecossistema, entre outros.
Também é preciso ter em mente que o processo consiste na:
- Definição da estratégia de Big Data;
- Identificação de fontes;
- Acesso, gerenciamento e armazenamento de dados;
- Análise de dados; e
- Gestão e tomada de decisões baseadas em dados.
Assim, quando bem executado e aplicado, o processo de Big Data pode trazer resultados bem práticos e palpáveis para os negócios, uma vez que permite identificar e coletar detalhes sobre questões e pontos críticos de cada empresa.
Como aplicar Big Data nos negócios?
É inegável que o Big Data ajuda as empresas a alçar novos voos. Afinal, permitem uma melhor organização, leitura e interpretação dos dados, com foco no desenvolvimento de uma estratégia estruturada e tomada de decisões assertivas.
A eficácia do processo, no entanto, está relacionada diretamente à sua aplicação, bem como ao tratamento e categorização dos dados. Confira algumas dicas de como aplicar o Big Data nos negócios e em diferentes áreas do conhecimento.
Prevenção de fraudes
Quem é que não busca soluções inovadoras para prevenir fraudes, não é mesmo? A coleta e o tratamento de informações com base no Big Data tendem a auxiliar a identificação de riscos, bem como avaliar a dinâmica do mercado e determinar tendências.
Uma boa forma de fazer isso é tomando como base as listas de ativos, históricos de transações e índices econômicos, por exemplo.
Marketing e Comunicação
Conhecer o perfil dos clientes e prospects é essencial para o desenvolvimento de estratégias direcionadas, que possam se converter em negócios.
Assim, no Marketing ou na área de Comunicação, o Big Data tem uma função ainda mais analítica, uma vez que ajudam as empresas a entenderem melhor seus clientes – da jornada de compras, onde se encontram no funil de vendas ou, ainda, quais suas preferências, comportamentos e estilo de vida.
Logística
A área de logística passou por muitas mudanças nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e do mercado em si, novas etapas foram criadas e, portanto, novos dados coletados.
Nesse sentido, como há informações disponíveis em todas as fases, desde a realização dos pedidos até as informações finais sobre a entrega, uma estratégia de Big Data pode não apenas traçar o comportamento do consumo, mas também otimizar rotas e fluxo de mercadorias e estoque.
Por fim, por mais que a informação esteja ao alcance de todos, há ainda um longo caminho a ser percorrido. Por isso, conte sempre com um parceiro de negócios que ofereça soluções criativas e inovadoras em Big Data e outras tecnologias.
LEIA MAIS: As vantagens de terceirizar o suporte de TI
Sobre a Innovatium
Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.
São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.
Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.