Criar produtos e serviços direcionados, capazes de fornecer experiências relevantes e significativas para fidelizar e conquistar clientes, é a função-chave do user experience. O termo, aliás, tem se popularizado à medida que as empresas entendem que a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente online ou físico, diz muito sobre o negócio em si.
Uma pesquisa recente realizada pela Twilo afirma que o engajamento digital gera um aumento médio de receita de 70% no mundo, chegando a 95% no Brasil. Este é o maior e mais completo relatório publicado pela plataforma de engajamento do cliente que impulsiona experiências personalizadas em tempo real para as marcas líderes da atualidade.
Hoje em dia mais da metade do engajamento dos clientes vêm de meios digitais, sendo o Brasil o país com a maior proporção de engajamento digital do cliente na América Latina, chegando a 61%.
Mas, quando falamos em user experience, é importante ter em mente que o sucesso está atrelado a investimentos. Uma boa equipe e um sistema eficiente e inovador aumentam a performance do produto ou serviço, ao passo que satisfazem o consumidor.
User experience na prática
Experiências customizáveis e dedicadas a resolver os problemas dos clientes são o mote que tornam o user experience tão popular. Entregar soluções e inovações deixam a marca mais competitiva e atrai clientes de todas as idades, que têm interesse, inclusive, em se fidelizar.
No entanto, embora a demanda exista, há, ainda, algumas lacunas que precisam ser preenchidas pelas marcas. Segundo a pesquisa, 75% das empresas afirmam que entregam experiências personalizadas boas ou excelentes, fato que não é corroborado por mais da metade dos consumidores. Cerca de 52% dos clientes discordam, relatando personalização ruim ou média.
Neste ponto, é importante notar que adotar, na prática, o user experience, nem sempre é simples. Mais do que adotar o digital e personalizar cada interação, é preciso se envolver com os clientes de forma mútua e legítima.
Uma boa estratégia para garantir o sucesso é contar com sistemas e softwares inteligentes, que auxiliem nos processos de negócios, trazendo eficiência, boas práticas, métricas e inovação.
Além de processos estruturados, o apoio de profissionais capacitados e preparados para atender às necessidades e particularidades de cada cliente pode ser essencial para quem deseja aprimorar a experiência do consumidor.
Papel da consultoria de TI
Você já sabe que adotar a estratégia de user experience demanda tempo e investimento. Assim, uma forma de reduzir os custos e aumentar a produtividade é, justamente, com o apoio de uma consultoria de TI.
Mas, por quê? Esse tipo de consultoria está preparado para realizar um diagnóstico e identificar melhorias e ações para otimização do ambiente virtual. Tudo isso sem falar na análise da infraestrutura de tecnologia e aplicativos, é claro.
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