Não é segredo para ninguém que a transformação digital trouxe benefícios para todos os setores da sociedade, incluindo o setor público. Burocrático e, muitas vezes, considerado atrasado no que se refere à tecnologia, esse tipo de serviço sofreu avanços ao longo dos anos, acompanhando uma tendência global de mercado.
Prova disso é que o Governo Federal tem apostado em um conjunto de ações que visam facilitar o dia a dia da sociedade em geral. Com as ferramentas certas e a substituição de serviços presenciais pela modalidade eletrônica, a troca de informação e prestação de serviços têm evoluído, transformando as relações entre governo, cidadãos e empresas.
Tudo isso sem contar que, à medida que novas tecnologias são implementadas, a gestão interna se torna muito mais eficiente no setor público.
Como o setor público vem mudando?
Com o objetivo de transformar o relacionamento entre a administração pública e a sociedade, evitando a necessidade da presença física para a prestação de serviços, o Governo Federal lançou, em 2019, o portal gov.br. O site único do governo reúne milhares de serviços e informações para o cidadão.
As inovações não param por aí. De lá para cá, muita coisa mudou – especialmente após a pandemia de Covid-19. Novas iniciativas, em todas as esferas de governo, passaram a ser incluídas no sistema, ampliando o acesso a serviços que antes só podiam ser oferecidos mediante presença física.
Atualmente, já é possível fazer consultas de serviços como situação cadastral de CPF, certidão negativa de débito (nada consta) e cálculo do Imposto de Renda. Nas esferas estadual e municipal, outras atividades podem ser observadas, como consultas e agendamentos. Nos últimos meses, atendimentos via chat ou aplicativo de mensagem também têm se tornado uma realidade.
O ponto principal dessa transformação, no entanto, é que ainda não existe uma padronização na arquitetura de serviços, embora grande parte deles já possa ser acessado de qualquer lugar do país, sem a necessidade de apresentar nenhuma justificativa.
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Tecnologia como aliada na prestação de serviços no setor público
A busca por informações acessíveis, transparência e qualidade na prestação de serviços cresce à medida que a tecnologia avança em todo o mundo. Nesse sentido, o setor público tem enxergado esta ciência como uma importante aliada.
Com a busca do Governo por um sistema de amplo acesso, muitas empresas passaram a oferecer soluções e softwares para o setor público. Isso permitiu a desburocratização de alguns serviços, sem que houvesse impacto na segurança e complexidade que uma administração pública exige.
Agora, para atender à esta demanda cada vez mais crescente, o Governo precisa se adaptar e aderir às novas tecnologias, que já são realidade em outros setores da economia. Dentre as principais tendências para o setor público destacam-se:
- Inteligência artificial e automação;
- Reconhecimento facial;
- Internet das Coisas;
- Cidades inteligentes;
- Atendimento Omnichannel; e
- e-ID.
Embora pareçam distantes, essas tecnologias já têm sido amplamente difundidas e utilizadas em outros países. E é mais do que certo que as mudanças vão se solidificar, revolucionando ainda mais os métodos de atendimento e gestão interna do setor público, acompanhando o movimento do mercado.
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