A tecnologia é essencial em todos os setores da economia, mas em alguns, a exemplo da gestão hospitalar, ela ganha ainda mais importância. Dentro destas instituições ela ganha um papel estratégico que contempla não apenas equipamentos e máquinas, mas também as pessoas.
Afinal, os recursos, softwares e soluções de TI permitem uma visão macro dos processos dentro do hospital, as rotinas operacionais e de quem está envolvido com cada uma delas.
Ainda assim, nem todas as instituições de saúde conseguem visualizar a importância da tecnologia – e de suas soluções inovadoras – na gestão hospitalar. Conheça ao longo deste texto um pouco mais do valor deste recurso e como ele torna os processos cada vez mais eficientes e humanos.
TI como aliada da gestão hospitalar
Quando falamos em tecnologia, automaticamente pensamos em computadores, máquinas, redes e solução de problemas. Aliás, durante muito tempo, o TI no ambiente hospitalar era chamado apenas para realizar manutenção e solucionar problemas técnicos.
Isso porque, diferentemente do que acontece em outros segmentos, o core business das instituições de saúde não tem relação alguma com o TI, o que faz com que o profissional da área não seja valorizado e enfrente muitos desafios.
Mas, na prática, a área de TI vai muito além de corrigir bugs e garantir que os profissionais trabalhem tranquilamente usando sistemas instalados em computadores. Até porque é dela a responsabilidade por coletar e armazenar dados, monitorar e otimizar os processos e, claro, aumentar a eficiência operacional.
Com os sistemas cada vez mais automatizados, os pacientes – e profissionais – buscam diariamente por soluções inovadoras e que facilitem o dia a dia. Dessa forma, é fundamental entender a importância do TI para a gestão hospitalar.
LEIA MAIS: Interoperabilidade na área da saúde: como funciona?
Estratégia x funcionalidade da tecnologia na gestão hospitalar
Você já parou para pensar na quantidade de informações coletadas durante toda a jornada em um hospital?
De métricas de atendimento e dados de pacientes a resultados de exames, cada uma delas pode render informações valiosas para diferentes frentes: assistencial, inovação, financeiro e administrativo.
Não à toa, uma das palavras que melhor definem a atuação da área de TI na gestão hospitalar é, justamente, estratégia.
Se, por um lado, as preocupações da TI hospitalar estão relacionadas à possibilidade de tornar o hospital mais competitivo, aumentar a produtividade dos colaboradores e garantir a segurança dos dados dos pacientes, por outro, ela vem para transformar os relacionamentos e quebrar paradigmas.
Prova disso é que a pandemia de Covid-19 trouxe novas funcionalidades para o setor, impulsionando e lançando luz à importância da TI para a gestão hospitalar.
Com o acesso mais restrito a hospitais e consultórios, foi preciso apostar em soluções para aprimorar a qualidade dos diagnósticos (Data Science) e aproximar pacientes e médicos.
Da telemedicina à criação de plataformas completas que facilitaram o acesso a resultados de exames e agendamentos, além de históricos de consulta, vivemos uma verdadeira imersão. E quem não enxergou o valor dessa mudança, ficou estagnado.
Daqui para frente, a tendência é que cada vez mais a tecnologia desempenhe um papel fundamental na gestão hospitalar e na medicina de um modo geral. Afinal, entender os problemas e solucioná-los antes que formem uma bola de neve é essencial para um setor que lida diariamente com vidas.
LEIA TAMBÉM: Como a tecnologia é aplicada na medicina diagnóstica?
Sobre a Innovatium
Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.
São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.
Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.