O que sua empresa precisa saber sobre aplicativos combináveis?

Você já ouviu falar em aplicativos combináveis? Do inglês Composable Applications, o termo se refere a um tipo de arquitetura que permite a mudança ou a passagem de um aplicativo existente para outro de forma simples e rápida. 

Em um mercado competitivo e cada vez mais globalizado, onde a agilidade impacta diretamente no nível de sucesso de uma solução ou negócio, o conceito tem se popularizado rapidamente.

O sucesso também pode ser explicado pela pesquisa Hype Cycle for Emerging Technologies 2021, do Gartner. De acordo com a líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, os aplicativos combináveis estão entre as tendências deste ano – eles figuram ao lado de tokens não fungíveis (NFTs), Nuvem Soberana, Data Fabric, Inteligência Artificial Generativa, redes combináveis, entre outros.

Cabe lembrar que as organizações líderes de mercado devem se apoiar nas tecnologias indicadas na pesquisa do Gartner. Anualmente, o resultado é usado como base para quem deseja aproveitar as oportunidades de crescimento, principalmente em um contexto de incerteza econômica.

 

O que são aplicativos combináveis e como funcionam?

Adaptabilidade é a palavra que melhor define os aplicativos combináveis. Como o próprio nome sugere, eles foram desenvolvidos a partir de componentes modulares que facilitam o uso do código. 

Tecnicamente, eles ​​são compostos de recursos de negócios empacotados (PBCs) ou objetos de negócios definidos por software, que podem criar módulos reutilizáveis para que as equipes possam criar aplicativos rapidamente – tendo como base o conteúdo disponível.

Com isso, é possível acelerar a criação e inserção de novas soluções e softwares no mercado, agregando ainda mais valor para as organizações.

 

Por que investir nesse tipo de tecnologia?

Seja para atender uma necessidade comercial específica ou para criar uma plataforma, a adoção de aplicativos combináveis promete impulsionar os negócios. Afinal, eles trazem mais celeridade aos processos. 

A expectativa é que quem optar por essa nova tecnologia ultrapasse a concorrência em 80% na velocidade de implementação de novos recursos. Mas as vantagens não param por aí!

Integrar aplicativos combináveis aos negócios posiciona as empresas em um outro patamar. Isso porque permite que elas reconheçam e explorem novas oportunidades de negócios, respondendo imediatamente a interrupções inesperadas ou demandas-surpresa dos clientes.

Portanto, quem deseja ser um agente transformador – e fazer parte da revolução digital que está tomando conta do mercado – deve, obrigatoriamente, considerar não apenas os aplicativos combináveis, como também redes combináveis, Inteligência Artificial, engenharia de software aumentada e aplicativos de integração automática, por exemplo.

Além disso, contar com uma equipe especializada em tecnologia, que entenda de integrações e entregue possibilidades eficientes para tornar os processos mais ágeis pode ser crucial. Seja para a criação ou para a reutilização de componentes de qualquer tipo.

LEIA MAIS: Como a integração de sistemas pode ajudar a sua empresa a crescer?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR

innovatium – todos os direitos reservados