ESG: qual o papel da tecnologia na gestão deste conceito dentro das empresas?

esg-environmental

Nos últimos anos, o termo ESG tem ganhado cada vez mais projeção no mercado, se destacando entre empresas que buscam um cenário mais equilibrado para o desenvolvimento dos negócios.

O fenômeno, que é considerado uma tendência global, é comumente usado para descrever ou medir o quanto uma companhia é socialmente responsável, sustentável e corretamente gerenciada.

 

Conceito de ESG

A sigla em inglês está ligada a três pilares principais: Environmental (ambiental), Social e Governance (governança), que definem se um negócio apresenta sustentabilidade empresarial ou não. Saiba mais abaixo:

  • O termo Environmental se refere às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente. Isto é, tópicos relacionados ao aquecimento global, emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, entre outros;
  • O Social, por sua vez, está relacionado à responsabilidade social e ao impacto da empresa na comunidade do entorno. Aqui entram também pautas sobre direitos humanos, respeito às leis trabalhistas, diversidade, segurança no trabalho e até mesmo proteção de dados e privacidade – guarde isso!
  • A última letra da sigla, que se refere à Governance ou Governança, tem ligação direta com a conduta corporativa. Ou seja, políticas de administração da empresa, composição do conselho, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias, auditorias, entre outros.

 

Como investir em ESG?

Uma pesquisa realizada pela Toro Investimentos revelou que empresas com boas práticas ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, de fraudes, entre outros.

Apesar de benefícios palpáveis, as empresas de um modo geral ainda têm dificuldade para implementar, na prática, uma gestão eficiente de ESG. Afinal, é preciso identificar gaps, organizar dados e analisar informações sobre diferentes iniciativas, com públicos, impactos e objetivos diversos.

E é neste cenário que a tecnologia pode fazer a diferença. Com ferramentas que permitem integrar políticas e mensurar resultados, a ciência vem contribuindo ativamente para que as empresas entendam o seu papel para com a sociedade de um modo geral, auxiliando também na tomada de decisão.

Dessa forma, adotar serviços e soluções de inteligência artificial, machine learning, deep learning e cloud pode ser essencial para acessar os dados e, consequentemente, ajustar métricas, otimizando a adoção de práticas de ESG.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

LEIA MAIS: Como a integração de sistemas pode ajudar sua empresa a crescer?

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

innovatium – todos os direitos reservados