Qual o papel da TI no comércio varejista?

Comércio Varejista tecnologia

Quando o assunto é tecnologia no comércio varejista, não estamos falando somente de sistemas de e-commerce. A forma como este recurso pode ser aplicado para transformar a experiência de compra do consumidor e aumentar as vendas já vem sendo discutida e assimilada por muitas marcas mundo afora.

A tecnologia e o varejo formam uma parceria muito boa, com novas iniciativas surgindo a cada dia, proporcionando soluções interessantes para melhorar o relacionamento com consumidores e a gestão de vendas.

O comércio varejista tem a oportunidade de fazer uso da tecnologia em todos os seus processos, da produção das mercadorias ao pós-venda. O tipo de solução vai depender das necessidades de cada empresa e o investimento disponível.

 

Tecnologia aplicada ao comércio varejista: como obter sucesso?

As soluções tecnológicas são aplicadas no comércio varejista principalmente para agregar valor. Elas automatizam processos e deslocam os colaboradores para tarefas mais estratégicas, que exigem planejamento e alto nível de intelectualidade.

A cadeia logística, por exemplo, ganhou muito mais agilidade com o uso da tecnologia. Os softwares customizados e especializados para cada tipo de processo ajudam na gestão dos centros de distribuição (etiquetagem, armazenagem, movimentação e inventário de mercadorias) e dos pedidos que chegam dos pontos de venda.

O rastreamento dos veículos permite que o cliente, seja pessoa física ou jurídica, receba mensagens atualizadas sobre o status da mercadoria e se programe para receber o pedido.

A tecnologia dentro dos pontos de venda também ajuda as marcas na disposição das mercadorias nas lojas. Um mapa de calor consegue rastrear os locais mais visitados da loja, oferecendo todos os insights para as equipes comerciais definirem como atrair mais clientes e melhorar os resultados de vendas.

Um bom sistema de banco de dados compila as informações dos clientes para oferecer as melhores ofertas, seja na boca do caixa, seja por meio de uma newsletter personalizada. Também pode automatizar o estoque, criando lembretes para ajudar a equipe a não perder vendas por falta de produtos. São inúmeras possibilidades!

Uma das grandes vantagens da tecnologia no comércio varejista é que ela pode ser totalmente customizada. Nós, da Innovatium, temos diversas soluções para atender às necessidades da sua empresa de maneira personalizada, com equipe de especialistas e todo o suporte necessário. Venha conversar conosco!

LEIA MAIS: Como uma consultoria de TI pode melhorar is resultados do seu negócio

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com mais de 15 anos de história.

Com um time qualificado, multidisciplinar e ágil, oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR

innovatium – todos os direitos reservados