De que forma as instituições de ensino fazem uso da tecnologia?

instituições de ensino TI

Por mais tradicionais que as instituições de ensino queiram ser, não dá mais para fugir das inovações que a tecnologia propõe. Alunos e professores já incorporaram o uso de ferramentas digitais no seu dia a dia, por isso escolas e universidades precisam abraçá-las também.

Olhar de maneira estratégica para a tecnologia é uma maneira de reter os alunos, principalmente os mais jovens, que estão altamente familiarizados com a tecnologia. Os professores também sentem diferença ao levar para a tela do computador algumas atividades que antes só faziam usando papel e caneta.

Tecnologia é mais do que inovação. É proporcionar mais agilidade nos processos e simplificar o relacionamento com as pessoas. As instituições precisam deste recurso para ganhar competitividade e o apreço da sociedade.

LEIA MAIS: Como escolher a melhor solução digital para a sua empresa

 

Como a tecnologia está presente nas instituições de ensino?

A integração entre máquinas e sistemas são um exemplo bem simples do uso da tecnologia nas instituições de ensino. O cartão que libera a catraca e a entrada dos alunos pode se conectar com softwares que permitem a análise do fluxo de presença.

A secretaria também pode se beneficiar, e muito, com o uso da tecnologia. É possível, por exemplo, criar um banco de dados para agilizar a localização das informações dos alunos matriculados. Softwares customizados podem facilitar o envio de requerimentos por parte dos estudantes e outros serviços.

Os professores têm a chance de utilizar ferramentas para acompanhar a frequência dos alunos e emitir as notas, dispensando o uso de diários de papel.

Uma plataforma com login e senha também pode auxiliar os alunos no acesso às informações sobre outros conteúdos e materiais das aulas, às notas e às notícias sobre a escola.

E não podemos nos esquecer das plataformas EAD. Com a pandemia, as instituições de ensino se viram obrigadas a oferecer aulas online para manter o cronograma pedagógico. E certamente este serviço se manterá, como forma de atrair mais alunos e oferecer formas diferenciadas de aprendizado.

Por tudo isso, o lado mais positivo da tecnologia é a flexibilidade. Escolas e universidades têm a oportunidade de utilizá-la de diferentes maneiras e customizá-la sempre que necessário. O importante é buscar a modernização e usar este recurso como apoio para alunos, professores e demais funcionários.

LEIA TAMBÉM: Fábrica de software, quando é vantajoso contratar uma?

A Innovatium atua neste segmento e utiliza sua expertise em integração de sistemas para oferecer novas possibilidades de uso da tecnologia e aprimorar os processos que facilitam o dia a dia das instituições de ensino.

 

Sobre a Innovatium

Somos uma empresa de tecnologia genuinamente brasileira, com um time qualificado, multidisciplinar e ágil. Oferecemos soluções eficazes para integração de sistemas, outsourcing, interoperabilidade estratégica, desenvolvimento de aplicações, sustentação e serviços de consultoria em tecnologia da informação.

São mais de 1.500 projetos entregues e mais de 100 clientes no Brasil e na América Latina, nos mais variados segmentos: saúde, varejo, indústria, serviços, entre outros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com nosso time.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR

innovatium – todos os direitos reservados